O bem-estar é uma condição fundamental para que a criatividade se manifeste. A autoconsciência emocional é importante uma vez que, ao lidarmos bem com as emoções, encontramos um lugar seguro e de bem-estar. Se não estamos bem, ao invés de focarmos a energia na criação, a direcionamos para fugir do mal-estar. Neurologicamente, quando estamos mal, com medo, ansiosos demais, irritados, a região do cérebro relacionada aos processos criativos fica menos vascularizada e, portanto, menos ativa!
A corporalidade nos dá acesso às emoções porque elas se manifestam no corpo! As emoções, por sua vez, são mensageiras das nossas necessidades, atendidas ou não. Portanto, uma vez que ficamos cada vez mais conscientes das nossas necessidades, acabamos instintivamente buscando e encontrando estratégias para atendê-las. Necessidades atendidas geram bem-estar e o bem-estar ativa os processos criativos!

(!) Dica

Faça pequenas pausas sagradas durante o dia, observe suas sensações corporais, nomeie suas emoções e se pergunte: o que é mais importante para mim neste momento?

Certamente, com esta simples prática de autocuidado você terá cada vez mais consciência de como atender suas necessidades, encontrar seu bem-estar, criar, se comunicar melhor e, portanto, encontrar sua paz no trabalho e na vida!

Mais Posts

QUEM SOMOS NÓS?

Assim como Sigmund Freud e outros conterrâneos estudiosos da psique (psique = alma) humana, Carl Gustav Jung, em sua instigante investigação das profundezas do inconsciente,